quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Vanessa e Janaína

Em 1993, a Educação Física era uma disciplina curricular e obrigatória na FAMEMA. Nelson Tamura era o professor. Mônica e Marcão seus auxiliares.

Depois do exame médico, que era feito pelos alunos do 6º ano, Tamura convocava os calouros para uma seletiva de atletismo.

Aquilo era uma verdadeira tragédia anunciada! Muitos tinham vertigens ou vomitavam... Menos mal que pouco se falava sobre morte súbita naquela época!

Basicamente as provas eram as mesmas da intermed. Salto em distância, salto triplo, salto em altura, 100 m, 400 m, 1500 m, 5000 m, arremeço de peso e lançamento de dardo.

Depois desse dia, fui intimado a treinar os 100 m e salto em distância, além de integrar o revezamento 4 x 100 m e 4 x 400 m.

Já havia treinado um tempo atletismo na pré-adolescência, mas depois que quebrei a clavícula andando de skate, abandonei as pistas, mas não a paixão por este esporte.

Os treinos aconteciam às terças e quintas-feiras no SESI, mas o que me motivou mesmo, foi o incentivo da Vanessa e da Janaína...

A primeira dificuldade foi com os exercícios de coordenação (anfersen, dribling, skipping etc), mas observar a Janaía e a Vanessa fazendo os educativos, suprimiam qualquer obstáculo.

Depois vieram as canelites. Eram dores quase incapacitentes na fáscia do músculo tibial anterior. Com elas convivi por mais de 1 ano. Quase desisti! Mas eu não podia deixar de ver a Vanessa e a Janaína se aquecerem...

Com o tempo, os treinos ficaram menos dolorosos. Descobri que o Tamura tinha sido atleta de alto nível, e que pertencera a comissão técnica de atletismo das Olimpíadas de 1984, em Los Ângeles. Isso foi um incentivo a mais! Além, é claro, de ter a certeza que a Janaína e a Vanessa estariam lá fazendo aquecimento, alongando-se, correndo... (a minha imaginação ia longe...).

Não meus caros Kapetas... não sejam maudosos! A motivação era porque elas eram muito BOAS, e ganhavam todas as provas que competiam!

Na medida em que minhas marcas melhoravam, fui convidado a participar dos Jogos Regionais. Para isso, dois dias de treino na semana tornaram-se insuficientes.

Foi quando comecei a treinar com a equipe de atletismo da cidade e tive a oportunidade de conhecer o Jadel Gregório. Naquela época ainda molecote, de uns 13 anos de idade, que treinava descalço, mas já quase do tamanho que ele tem hoje.

Mais tarde o Esquilo, técnico da equipe da Marília, passou a nos treinar também. Mas a Vanessa e a Janaína já não treinavam mais... e por mais que eu me esforçasse, nunca consegui arrastar para os treinos a legião que aquelas duas arrastavam!

Bons tempos aqueles em que Marília era temida nos domingos de intermed.... sobretudo o femenino! É por isso que sempre lembro com nostalgia daquelas terças e quintas a tarde no SESI, só para ver duas Kapetinhas correndo!

Lembro-me no meu último, ano de duas calouras: Silvia, no salto em altura, e Cláudia, no salto em distância. Tinham grande potencial. Mas a minha esperança maior era que elas servissem de inspiração para outros Kapetas, como a Janaína e a Vanessa foram para mim, JB, Du, Matheus, Carlos, Bruno e muitos outros Kapetas, para que a tradição nos domingos de intermed mantivesse viva!

5 comentários:

  1. Essa memória é extremamente viva em mim até hj!
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  2. E era aquela torcida linda, gigante, toda vermelha, com seus coracoes correndo, saltando junto com estes guerreiros que com certeza marcaram historia!!!! Obrigada Atletismo por tantas emocoes!!!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, é muito legal passar por aqui e ler essas coisas que escreve sobre a FAMEMA e pensar que ainda hoje, em 2010, escutamos essas histórias. Gosto muito, obrigado!

    ResponderExcluir
  4. BG, muito legal seu blog.
    É bom ver que apesar das turmas mudarem, as historias se repetem ao longo dos anos.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Otávio. É bom saber que deixamos nossa marquinha quando passamos pela FAMEMA. Um abraço.

    ResponderExcluir